Tape Reading: como funciona e como usar [TÉCNICAS 2021]

tape reading na prática

O Tape Reading é uma das técnicas mais utilizadas para analisar a Bolsa de Valores, por quem busca eficiência e bons investimentos analisando a liquidez e o consumo dela, consequentemente rastrear oportunidades com objetivo de ter ainda mais lucros. 

O Tape Reading é uma forma de análise que vem sendo usada por investidores desde o século passado. Na época, as negociações eram feitas por telefone, e as análises eram feitas pelas fitas que saiam em telégrafos. 

Esse formato deu origem ao nome, que em português seria “leitura de fita”. E mesmo que tudo tenha se modernizado,  e o meio eletrônico dominou o sistema de atuação, a técnica ainda é utilizada. 

Desse modo, para entender como ela funciona e como você pode utilizá-la para ter bons retornos em suas negociações, acompanhe o texto que preparamos a seguir.

Afinal, qual é o objetivo do Tape Reading?

O Tape Reading é uma forma de análise do mercado, que tem como objetivo, fazer com que o investidor enxergue como os negócios são feitos, sendo possível ver via tape reading quantos negócios foram feitos, a que preço, com quem e quando. 

Logo, temos uma técnica que pode ajudar você a ter uma percepção completa do mercado, o que facilita no momento de encontrar as tendências e aproveitar o momento certo para realizar as melhores negociações. 

Portanto, essa é uma forma de buscar por mais lucros nos investimentos feitos ao longo dos dias, já que analisando dados importantes do mercado, você consegue ter um embasamento subjetivo que irá te guiar nas escolhas com maior probabilidade, afinal se todos estão comprando, porque eu vou vender? 

Por isso, ao se preparar para utilizar essa técnica, analisando as informações de forma correta, mas claro, tendo todos os fundamentos necessários, é possível fazer investimentos com mais segurança e chances de sucesso usando tape reading ou análise de fluxo de ordens. 

Entenda como funciona o Tape Reading

tape reading profit

O Tape Reading funciona por meio da análise do mercado, dessa maneira, o investidor precisa estar acessando o Home Broker ou ProfitChart Pro da Nelogica, por meio do sistema de um corretora de valores. Ou seja, temos um princípio básico, assim como em outras formas de atuação no mercado.

Sendo assim, o investidor precisará consultar o ativo, verificando quais tipos de negociações estão sendo feitas na bolsa de valores. E então, ele poderá procurar pelos ativos que estão sendo mais comercializados, seus preços e quais as instituições envolvidas em qual quantidade. 

Dessa forma, é possível acompanhar as negociações feitas por grandes investidores e instituições, e com isso, conseguir entender possíveis tendências usando estratégias. 

Assim, checando todas as mudanças e os efeitos causados por elas, o investidor poderá ter mais clareza para saber em qual direção seguir. Logo, ele estará desenvolvendo uma visão estratégica para aproveitar as oportunidades presentes usando a técnica.

Se, por exemplo, notar o aumento de compra ou venda de um determinado ativo, perceberá que algo está interferindo naquela situação e que os preços provavelmente também estão mudando. E com isso, dependendo da situação, ele poderá optar por negociações ideais para aproveitar essa variação dos preços.

Técnicas de como usar o Tape Reading em 2021

Já entendendo como o Tape Reading funciona e como ele pode ser útil para quem busca por boas negociações na Bolsa de Valores, saiba que também existem técnicas para realizar a análise dos dados. 

Desse modo, separamos as três formas de operação que você pode utilizar caso queira atuar no mercado e fazer bons negócios por meio do Tape Reading. Confira!

1. Book de ofertas

A primeira forma de analisar as movimentações do mercado, é por meio do book de ofertas, no qual você poderá conferir as intenções dos participantes declaradas no preço de compra e de venda, essas ordens estão lá disponíveis aguardando um outro participante aceitar o negócio e dar um negócio fechado. Então, ele mostra as intenções de compra e venda e nós profissionais de mercado falamos que o lote está na pedra. 

Assim, você consegue conferir quais ordens de compra e venda ainda podem se concretizar, o tamanho, qual ativo e seus respectivos preços. O grande diferencial, é que com essa técnica, o investidor pode aprender a identificar as intenções de outros atuantes no mercado ou a ausência dessas intenções.

2. Histórico de Negócios

tape reading

Já no histórico de negócios, o investidor poderá analisar operações que já foram feitas, em um determinado período de interesse. Sendo assim, há a opção de analisar diferentes períodos do mercado é essa informação do tape reading que são construídos os gráficos. 

Além disso, o investidor pode monitorar os padrões de compras e vendas, principalmente, dos grandes investidores que contribuem para as tendências do mercado e podem, constantemente, influenciar as direções que os negócios tomam.  

3. Volume Profile

Uma outra opção, é a análise por volume profile, sendo ainda mais específica que uma análise apenas por histórico. Isso porque no volume profile você pode enxergar pontos de acúmulo onde houveram mais negociações na bolsa, seja de compra ou venda. 

Dessa forma, ele mostra o volume de ativos negociados em cada preço, de acordo com o período analisado. Esse volume pode ser observado por meio de gráficos que irão ajudar o investidor a identificar os pontos fortes daquelas movimentações e economizar tempo na hora de contabilizar qual região foi mais compradora ou vendedora. 

Saiba como a Neo Traders fará de você um especialista em Tape Reading

tape reading curso

Agora que você conhece o Tape Reading e tem interesse em utilizar essa metodologia e aprender algumas estratégias, saiba que a Neo Traders pode te ajudar a se preparar para ter uma atuação ainda mais eficiente. 

Isso porque a Neo Traders é uma empresa que trabalha com gráficos, análise de fluxo de ordens, estatísticas avançadas “quantitative trading”, bons métodos de gerenciamento de riscos e estratégias de operações no dólar. E além disso, você encontra em um só lugar cursos e palestras que vão te preparar para ser um investidor de sucesso.

Com a ajuda do Leo Nonato, especialista reconhecido no mercado que possui mais de três mil alunos treinados, você encontra os melhores grupos, ferramentas e aulas para aprender a atuar no mercado financeiro de forma eficiente. 

Conclusão

O Tape Reading é uma estratégia de análise dos fluxos do mercado que existe desde o século 20, mas que continua sendo utilizada pelos meios tecnológicos que compõem as negociações na Bolsa de Valores. 

Portanto, o investidor precisa se preparar para consultar o mercado com alta precisão e correta. Tendo o preparo certo é possível interpretar vários dados com os valores das negociações, as instituições envolvidas, o volume e muito mais. 

Da mesma forma, é importante consultar o histórico de transações, quais operações estão em aberto e quais apresentam mais chances de se concretizarem. Com tudo isso, o investidor pode ter uma visão mais completa do mercado que irá guiá-lo para bons investimentos. 

Então, se você deseja utilizar o Tape Reading para fazer bons negócios e ter lucros, você pode contar com a preparação que a Neo Traders tem a oferecer. 

Aprenda agora a analisar os fluxos de mercado com o método Tape Reading. Conte com a Leo Nonato da Neo Trader e seja o melhor! Envie sua mensagem e não perca mais tempo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *