Price Action: o que é, como funciona e benefícios [DICAS]

O price action pode ser entendido como uma técnica de análise de mercado, voltada para o acompanhamento dos preços de ativos. Ele é, inclusive, muito utilizado no day trade. 

O mercado financeiro oferece, diariamente, muitas possibilidades de negociação para os vários investidores que buscam por formas de movimentar o dinheiro e ter mais lucros.

E para conseguir bons resultados e ter uma atuação satisfatória, esses investidores podem contar com uma série de estratégias para guiar os investimentos. Com tanta variedade, é possível escolher a técnica que melhor se encaixa no perfil de investidor e nos objetivos de cada um. 

Uma delas é o price action, uma forma de monitorar o mercado, tendo como foco o preço dos ativos. Assim, se você quer descobrir como o price action pode ser útil para você, acompanhe nosso conteúdo a seguir. 

Afinal, o que é Price Action?

O price action é uma forma de analisar o mercado financeiro, com o intuito de conseguir realizar boas negociações e, consequentemente, ter mais lucros. Sendo assim, ele analisa as mudanças de preços dos ativos em gráficos. 

Logo, sua função é ajudar investidores a entenderem as tendências e identificar bons negócios, por meio da “ação do preço”, como seria o termo em português. Ou seja, o método leva em consideração o preço atual e passado das ações para encontrar possíveis padrões.

Assim, ao contrário de outras análises que são feitas com a ajuda de indicadores técnicos, o processo no price action tende a ser mais simples e objetivo, com o investidor observando o movimento dos preços de ativos. 

Dessa forma, muitos traders utilizam essa técnica para prever os movimentos futuros, contando com um gráfico que informa detalhes como volume e preço. 

Entenda como funciona o Price Action

Entenda como funciona o Price ActionComo dissemos, a técnica do price action permite que os investidores observem as movimentações do mercado financeiro, apenas analisando os gráficos de candles e os volumes negociados. 

Dessa forma, realizando uma análise cuidadosa é possível inferir as intenções dos operadores, além de utilizar a estatística e probabilidade para prever movimentos futuros. 

Portanto, temos uma interpretação dos gráficos, que leva em consideração a movimentação dos preços e, consequentemente, as decisões tomadas por trás dessas negociações.

Assim, analisando essas informações, é possível entender as ações de compra e venda que influenciam e irão influenciar os preços dos ativos. 

Saiba qual a importância do preço no Price Action

Como a análise do price action é feita de acordo com o valores dos ativos, podemos perceber que o preço é o fator mais importante para que a observação seja feita. 

Afinal, em uma estratégia como essa, os investidores irão verificar as variações passadas do preço, como o valor daquele determinado ativo tem se comportado, seja em mudanças imediatas ou de um passado recente. 

Então, ao observar as movimentações desse preço, é possível inferir se o ativo possui chances de se valorizar ou não, e assim, determinar boas negociações

Linhas de tendência

As linhas de tendência no price action têm como intuito monitorar as tendências de alta ou baixa de um ativo no mercado. Dessa maneira, elas são linhas diagonais que conectam os fundos ascendentes e os topos caídos. 

Na linha de tendência de alta a conexão é formada pelos fundos ascendentes, ou seja, a parte inferior do preço que nos dão tendência de alta. Mantendo um crescimento, percebe-se a valorização. 

Por outro lado, a linha de tendência de baixa é uma conexão feita entre os topos caídos, demonstrando uma tendência de baixa. Se um ativo segue com o topo “abaixando” em relação ao anterior, temos uma desvalorização. 

Níveis de suporte e resistência

Outro detalhe importante do price action são os níveis de suporte e resistência que podem trazer informações interessantes sobre as movimentações dos ativos, demonstrando pontos decisivos para operações. 

A resistência é percebida quando o preço de um ativo está subindo até que encontra um limite, e não ultrapassa esse patamar. Logo, a tendência é que o preço recue e depois diminua. 

Já no suporte, notamos o preço descendo até atingir um patamar em que não é possível descer mais, logo, a consequência é que ele volte a subir. 

Quais são os benefícios do Price Action?

Quais são os benefícios do Price ActionAgora que você já entende um pouco mais sobre o funcionamento do price action, precisa entender que essa forma de atuação conta com uma série de benefícios. Assim, ele pode ser bem atraente, dependendo do seu perfil de investidor e objetivos.  

Versatilidade

Primeiramente, é preciso ressaltar a versatilidade que essa forma de análise possui. Isso porque ele funciona em qualquer tipo de mercado, e você pode observar as movimentações que são resultados de compra e venda. 

Então, por meio do gráfico e da observação do desempenho dos ativos, o investidor poderá procurar padrões que vão orientar as negociações. 

Precisão e imediatismo de análise de variação

Como explicamos, o price action funciona com análise dos gráficos de candles, em que estão presentes o volume e os valores das ações negociadas. E por meio deles, o investidor consegue entender como estão as variações no mercado e quais são as possíveis tendências. 

Com os candles, o investidor poderá verificar as movimentações de compra e venda, com quem já está atuando no mercado, e assim, verificando os dados em conjunto, é possível encontrar intenções do mercado. 

Além disso, analisando os topos e fundos, também é possível constatar se os ativos estão em alta ou em baixa. Tudo isso, com identificações rápidas e precisas, sem precisar de indicadores técnicos e afins. 

Não são necessárias muitas ferramentas

Para utilizar o price action para basear as negociações, não é necessário se preocupar com vários suportes, ferramentas e indicadores para auxiliar nas análises. Afinal, o processo é feito consultando os gráficos. 

No entanto, é importante que o investidor tenha conhecimento sobre conceitos básicos que irão ajudá-lo a fazer uma análise completa, e assim, conseguir bons frutos. Por isso, é fundamental saber sobre padrões de candle, linhas de tendência, projeções e mais. 

Quando o Price Action é indicado?

O price action pode ser indicado para aqueles investidores que buscam informações confiáveis sobre as movimentações do mercado e as possíveis tendências decorrentes delas. 

Isso porque, observando esses dados, é possível prever cenários e até aproveitar possíveis tendências ao verificar com cuidado a forma como os preços dos ativos estão se comportando no mercado financeiro. 

No entanto, ressaltamos que mesmo com tanta praticidade, o investidor precisa se preparar para dominar os conceitos de análise, e assim, conseguir colocar os ensinamentos em prática de forma segura. 

Conclusão

Ao longo do texto, foi possível notar que o price action é uma forma muito prática de analisar o mercado financeiro. Já que ele se baseia nas variações dos preços de ativos, para realizar projeções em investimentos. 

Assim, com a preparação e estudo certo, o investidor pode aprender as melhores formas de análise dos gráficos, para fazer boas interpretações e conseguir negociações favoráveis. 

De modo geral, podemos dizer que verificando o comportamento de compra e venda de ativos, utilizando um gráfico de candles e consultando informações como volume, um investidor pode encontrar tendências para apostar em bons ativos.  

Se você deseja saber mais sobre Price Action e outras estratégias de investimento, conheça a Neo Traders e os melhores cursos do mercado ministrados por Leo Nonato, uma sumidade no universo de traders nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *