Day trade: Mindset, Como funciona [Guia Definitivo]

O Day Trade ou ou intraday trading é uma modalidade de investimento realizada em mercados financeiros que tem por objetivo alcançar lucros efetivos com a oscilação de preços ao longo do dia. Envolvem o dia a dia do Day Trade paixão, muito estudo e dedicação. 

Se você está pensando em investir ou mesmo se já está pesquisando por estratégias e formas de ter bons lucros na Bolsa de Valores, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre Day Trade. 

No entanto, essa é uma forma de operação que precisa ser feita com muito cuidado, afinal, todas as negociações são realizadas em um único dia. E para garantir bons lucros, é fundamental estar preparado e tomar as atitudes certas.  

Mesmo com todos os riscos, cada vez mais pessoas buscam se preparar para conseguir os resultados desejados. Confira neste artigo.

Afinal, qual a finalidade do Day Trade?

O objetivo do Day Trade, assim como outras estratégias de investimento, é conseguir lucros por meio da compra e venda de ações e demais ativos. A grande diferença, é que neste caso, toda a movimentação é feita em apenas um dia. Ou seja, pode durar algumas horas ou mesmo minutos. 

Por exemplo, se você está interessado em comprar ações é porque tem como intuito investir o seu dinheiro em um negócio que pode dar bons resultados. Assim, se uma ação que você possui é valorizada, é possível vendê-la por preços mais altos e obter lucros. 

Em outros processos, você poderia acompanhar a evolução dessas ações por mais tempo, mas no Day Trade o processo é mais ágil e volátil. Dessa maneira, é preciso ficar atento e aproveitar os melhores momentos para fazer boas negociações comprando ou vendendo ações, dólar, índice e outros. 

Portanto, é possível ganhar dinheiro, e ter resultados positivos com as negociações na Bolsa de Valores em um único dia. Para que isso ocorra, é preciso fazer análises adequadas e ter uma visão clara para agir no momento mais oportuno na tentativa de ganhar dinheiro na queda ou na subida dos preços. 

Mindset do Day Trade 

Como e por que alguns traders tem resultados consistentes e expressivos, assim como outros tantos são marcados por resultados inconstantes ou perdas excessivas? A resposta à pergunta está exatamente no Mindset do trader e na falta de gerenciamento de riscos. Analisando o perfil dos traders de sucesso chegamos as seguintes características: 

  • Não tinham medo de operar e nem mesmo dúvidas sobre sua capacidade de ganhar dinheiro. Eram extremamente confiantes. 
  • São extremamente ágeis na execução das operações (entrada, saída e stop). 
  • Tem pouca opinião sobre a direção dos preços e conseguiram olhar o mercado de uma forma totalmente objetiva, adaptaram-se rapidamente a cada novo movimento no mercado. 
  • Os melhores traders também perdiam, mas encaravam esta perda de uma forma totalmente diferente dos demais. 
  • Trabalham muito com probabilidade e assimetria de risco retorno.

Como replicar estas habilidades ao comportamento de outro trader? 

day trade como funciona

Encontramos estas respostas através do conhecimento de Programação Neurolinguística (PNL). PNL é o estudo de como a linguagem, tanto a verbal como a não verbal, afeta nosso sistema nervoso. Nossa capacidade de fazer qualquer coisa na vida é baseada na nossa habilidade de dirigir o próprio sistema nervoso.

Em resumo, é a ciência comportamental que estuda formas de colocar nosso cérebro na direção mais favorável à obtenção dos resultados por nós desejados. 

O principal pressuposto da PNL é que se alguém consegue criar um resultado (ser consistente no trading, por exemplo), é possível replicá-lo. 

Sob a ótica da PNL, de uma forma bem simplista, para se copiar a forma de pensar de uma pessoa, você teria que copiar sua estrutura de crença (como filtramos e interpretamos a realidade), copiar sua sintaxe mental (ordenação da forma de pensar) e sua fisiologia. 

Apesar de os adeptos da PNL julgarem necessários os 3 (três) passos citados acima, acredito que entender a estrutura de crenças de traders consistentes já garante um enorme avanço. 

O objetivo é tentar explicar a forma de pensar e se comportar dos traders de sucesso e com isso conseguir os mesmos resultados. Assim sendo, é possível você fazer o mesmo.

E a melhor forma de conseguir isso é através do entendimento e da mudança de algumas crenças. 

Neste processo, é importante o controle do seu Estado Mental e da Atitude como fatores determinantes para criar resultados consistentes. É importante também “perceber” a informação proveniente do mercado de forma totalmente objetiva, isto é, sem viés, conflito, opiniões ou expectativas.

Você já parou para pensar o que, efetivamente, te atraiu nos mercados? Provavelmente, você se enquadre em um ou mais itens abaixo: 

  • Enriquecimento rápido, ganância. 
  • Euforia. 
  • Autopunição gerada pelas perdas: pode parecer incoerente, mas muitos buscam isso inconscientemente.
  • Compulsão por jogos, façanhas, desafios

Por mais que estes itens acima atraiam pessoas ao trading, há algo muito mais profundo e que alimenta a vontade dessas pessoas: a LIBERDADE! 

Os mercados trabalham de uma maneira muito diferente de quase tudo que existe na vida. Há mais liberdade neste “mundo do trading” do que provavelmente qualquer outro negócio no mundo. Desde que você tenha recursos e acesso à negociação, você pode fazer o que quiser e quando quiser. 

Afinal, por que o Day Trade é tão difícil? 

day trade curso

Errar e perder dinheiro figuram entre as maiores fontes de estresse (e geradoras de medo), de acordo com a pesquisa “Fear Factor” – Fator de Medo – realizada por acadêmicos da Universidade de Cambridge e apresentada no livro Finanças Comportamentais de Aquiles Mosca. 

Entretanto, errar e perder dinheiro no trading são situações vivenciadas quase que a todo instante (especialmente se for um day trader) onde o fracasso e sucesso tem horizontes extremamente curtos.

Se errar e perder dinheiro geram dor emocional ou estresse, nossa mente, mesmo que de forma inconsciente, fará o possível para evitar tais sentimentos, alterando nossa percepção sobre a informação vinda do mercado ou ainda bloqueando nossa capacidade de atuação.

Fomos criados assim, aprendemos que errar é feio e perder nos diminui. Essas são crenças quase que universais. Se operarmos com a perspectiva de evitarmos o erro e a perda, fatalmente cairemos em uma dessas grandes armadilhas: 

Só entrar no mercado quando tiver certeza

Essa é uma armadilha muito perigosa, pois não importa o que você olhe e quão bom você seja: uma hora sua operação vai dar errado. 

Operar com foco em evitar perda e erro, cada vez que isso acontecer (e irão acontecer), nossa mente entenderá que estamos cada vez mais longe do nosso objetivo. Concordam que se o objetivo for estar certo e ganhar dinheiro, cada erro e perda que ocorrer nos deixam mais distantes do objetivo?

Amenizar o efeito negativo do erro e da perda

Tentar amenizar o efeito negativo do erro e da perda, aprendendo o máximo sobre os mercados. Talvez essa seja a pior das armadilhas. Depois de passar a dor da perda, é muito comum que traders saiam em busca de conhecimento, justamente para não sofrerem novamente.

Buscar conhecimento é bom e saudável, mas reparem que o motivador da busca por conhecimento neste caso é evitar perdas e erros, e não aumentar o leque de oportunidades.

Com esse intuito, o trader busca cada vez mais ter certeza sobre o movimento futuro do mercado antes de entrar na operação. Quanto mais certeza e convencimento sobre a direção, mas difícil de reconhecer que errou.

Quanto mais difícil reconhecer o erro, mais difícil será agir e stopar para evitar grandes perdas. Percebe que não tem saída? É, de fato, um ciclo vicioso onde o medo do erro e da perda só geram mais medo e desconfiança. Não temos nenhum controle sobre o mercado, apenas sobre nós mesmos.

Diferentemente de muitas coisas que acontecem em nossas vidas, no mercado, nós não temos o menor controle do que irá acontecer, sempre foi assim e sempre será. 

Não importa quem você é, o quanto estudou e nem mesmo o quanto você queira que o mercado ande em certa direção: não há nada que você possa fazer para isso acontecer. Nada mesmo!  No trading, quanto mais esforço você colocar para dominar a situação, mais vai dar errado.

Umas das maiores virtudes no trading talvez seja a flexibilidade, isto é, a capacidade de moldar-se ao ambiente e dançar conforme o ritmo da música que alguém escolheu e esse alguém não foi e nunca será você. A única alternativa que temos é nos controlar, pois, já que não podemos escolher a música, devemos nos contentar em saber se vale a pena dançá-la ou não.

Aleatoriedade de resultados

No trading, independente do que você fizer, não há garantias de sucesso nas operações que realizar. Mesmo que você tenha recursos financeiros, tempo e alguém para se espelhar, algumas operações (ou até mesmo várias) serão perdedoras. Faz parte e ninguém, nem os melhores, conseguem evitar. A diferença é que os melhores traders percebem, objetivamente, que estão errados e agem rapidamente cortando a perda pela raiz enquanto ela é pequena. E mais: não sofrem por isso. A grande questão é: como lidar com resultados incertos e ainda se manter confiante? 

Dificuldade em cumprir regras

Conforme citado, a atividade de trading, ainda mais a de forma autônoma, é uma das atividades que mais permitem liberdade de expressão. A liberdade é quase que total: não há regras ou limites, além, é claro, do seu capital disponível para operação. Você pode operar ou não, decidir o que operar, quando entrar, quando sair, quando parar etc. Enfim, você decide tudo.  Portanto, é muito fácil cair nas tentações e se auto sabotar, pois ninguém estará “te cobrando”. Ter regras bem definidas e cumpri-las é um dos grandes passos a serem dados. Saber quando descumprir suas regras é uma virtude a ser adquirida com o tempo. 

Não assumir a responsabilidade total sobre os seus atos 

day trade

Além de aprender e ressignificar os sentimentos causados pelos erros e perdas nas operações, assumir a responsabilidade pelos próprios atos talvez seja uma das tarefas mais difíceis no trading. É muito raro ouvirmos das pessoas “eu errei”. O mais natural é ouvirmos “deu errado porque tal coisa aconteceu…”. No trading, ninguém é culpado por seus resultados a não ser você mesmo. 

Empenho 

Assim como tudo na vida, empenho é uma condição básica para dar certo no trading. Sem empenho e dedicação é quase impossível ser bem sucedido em qualquer área da vida. Pense de uma maneira mais objetiva: é possível um advogado também ser médico nas horas vagas?  O exemplo pode parecer inoportuno, mas não é. A grande questão aqui é que, apesar da facilidade de acesso aos instrumentos financeiros (aplicações em ações, futuros, poupança, CDB, fundos etc.) Ser Trader, investidor, especulador é uma profissão. Não estamos dizendo que para aplicar na poupança você precisa ser trader, mas se você quiser fazer day trade especulando, por exemplo, o componente “dedicação + empenho + tempo” será fundamental para êxito da atividade. 

Recursos financeiros suficientes

Não é necessário muito dinheiro para se tornar um trader autônomo, mas você deve levar em conta que durante a fase de formação (que dura aproximadamente 24 meses), você dificilmente conseguirá ganhar dinheiro para se sustentar. De forma bem generalista você deve possuir recursos para dois objetivos: 1) financiar sua conta de trading e 2) arcar com, pelo menos, 24 meses o seu custo de vida. 

O montante destinado para a segunda finalidade varia de pessoa para pessoa. Já o primeiro não deveria variar muito, porque, independentemente de quanto capital você tenha, como o objetivo desta fase é o aprendizado, o foco é operar e “gastar” o mínimo possível, pois no fechamento da conta temos que levar em consideração os custos com bolsa, corretagem e eventuais prejuízos das operações. 

Para um Trader Autônomo o tempo passa a correr contra, pois quanto mais tempo demorar em aprender, maior será o custo de oportunidade de fazer outra coisa da vida. Decidir ser trader é similar a decidir empreender. Os riscos e custos são muito parecidos inclusive.  

Não entender a natureza do mercado

Cada momento no mercado é único, ou seja, o que está acontecendo agora é diferente de tudo o que já aconteceu um dia. É difícil acreditar, mas é a mais pura verdade. No mercado tudo é novo: cada oscilação, cada tick , cada operação que fazemos etc.
Além de aprender o máximo possível sobre análise técnica, é importante entender a dinâmica do mercado. Como os preços oscilam, como os participantes atuam, entre outras dinâmicas do fluxo de ordens. 

Poderia listar outros motivos que explicam a dificuldade em se tornar um Trader Autônomo consistente, porém acredito que estas sejam as mais profundas e diretamente ligadas à forma de pensar da maioria das pessoas. 

Perceba que falta de recursos financeiros e falta de conhecimento sobre a natureza dos mercados são os únicos empecilhos que não estão diretamente relacionados à nossa forma de pensar. Todos os demais são reflexos da forma como percebemos o mundo, que por sua vez é reflexo de nossa criação ou de nossos relacionamentos. 

Se tivesse uma forma de resumir tudo o que foi dito até o momento seria: a maior parte dos traders autônomos aprende a pensar (construindo crenças) de uma forma totalmente diferente da que é exigida pelas particularidades do mercado. 

Para quais tipos de investidores o Day Trade é indicado?

day trade como começar

Conforme dito anteriormente, para ser Day Trade é preciso foco, dedicação e uma mudança de mentalidade e principalmente aceitação a altos riscos. De uma forma prática, essa modalidade é indicada para investidores que conseguem se dedicar tempo ao longo do dia, e que tenham conhecimento acerca do funcionamento do mercado. Isso porque, além da disponibilidade para monitorar o mercado, é preciso entender claramente todas as dinâmicas envolvidas no ativo escolhido. 

E mesmo com tantas possibilidades de alto lucro, é preciso ter em mente que essa modalidade estratégica também conta com vários riscos. Repercussões inesperadas podem alterar os valores das ações de uma hora para outra, por isso, é preciso também estar preparado para lidar com momentos de riscos. 

Logo, se você ainda não possui familiaridade com o universo das ações, derivativos e todas as operações e riscos que podem fazer parte desse cenário, é recomendável se preparar e estudar muito antes.

Conheça algumas estratégias de Day Trade 

Assim como outras formas de atuação para se negociar na Bolsa de Valores, o Day Trade também conta com algumas estratégias que podem auxiliar o investidor a chegar em resultados ainda melhores. 

Por exemplo, é possível se basear em notícias para realizar negociações, e com isso, aproveitar os momentos de alta em torno de eventos, para fazer bons negócios. 

Já o stop loss e stop gain são formas de ter ainda mais segurança nas negociações do dia a dia. No stop loss, o investidor pode utilizar um mecanismo para limitar as perdas diárias. Portanto, caso o valor do ativo caia até certo limite, essa posição no ativo é automaticamente zerada. 

No stop gain a ideia é a mesma, no entanto, o ativo é zerado automaticamente quando atingem um certo nível de valorização. Sendo também determinado pelo investidor por um mecanismo. 

Outra possibilidade é análise técnica, nela, o investidor busca por padrões de comportamento do ativo/derivativo que possam ajudar em negociações futuras. Tudo isso analisando o histórico e o volume de negociações. 

Entenda por que o Day Trade pode ser arriscado

Ter noção dos riscos que você pode enfrentar ao fazer qualquer tipo de negociação é necessário para que você esteja prevenido no dia a dia. E com o Day Trade você precisa saber que terá uma atuação arriscada e poderá perder dinheiro. 

Isso porque é possível que, de uma hora para outra, algum problema interfira na reputação ou nos negócios de uma empresa, e suas ações acabam se desvalorizando. E em negociações diárias, você não pode contar com um tempo mais amplo de recuperação. 

Por outro lado, se o investidor não seguir as estratégias de forma correta, se tornar impulsivo e não analisar o cenário com tranquilidade antes de tomar atitudes, pode prejudicar toda a operação. 

O Day Trade é uma forma de obter lucros rápidos em apenas um único dia, e justamente por isso, é necessário ter um cuidado redobrado para que a falta de atenção, uso inadequado da alavancagem, nervosismo ou desatenção prejudique seus investimentos. 

Conheça os Custos Operacionais do Day Trade

simulador day trade

Considerando apenas os que incidem sobre a negociação, temos os custos de corretagem (remuneração do intermediário da negociação, isto é, a corretora) e os custos Bolsa (Emolumentos e Taxas de Liquidação e Registro, destinadas a manter e ampliar os serviços prestados pela Bolsa). 

Mercado de Dólar Futuro: 

  • Dólar Padrão: gera um custo de aproximadamente 25%.  Ex: day trade de 5 contratos com 0,50 ponto de ganho bruto é de (R$ 125,00) = custo em torno de R$31,50 por operação. 
  • Mini Dólar: gera um custo de aproximadamente 25%. Ex: day trade de 1 contrato com 0,50 ponto de ganho bruto é de (R$ 5,00) = custo em torno de R$1,25 por operação. 

Mercado de Índice Futuro: 

  • Índice Padrão: gera um custo de aproximadamente 75%.  Ex: day trade de 5 contratos com 5 pontos de ganho bruto (R$ 25,00) = custo em torno de R$18,50 por operação. 
  • Mini Índice: gera um custo de aproximadamente 86%. Ex: day trade de 1 contrato com 5 pontos de ganho bruto (R$ 1,00) = custo em torno de R$0,86 por operação. 

Além dos custos operacionais, independentemente do resultado de suas operações, há também os custos devidos ao Governo, que incidem apenas sobre o lucro mensal total de suas operações. 

A alíquota cobrada a título de Imposto de Renda é de 20% somente sobre os lucros apurados no day trade e 15% em outra modalidade de renda variável, descontando já os custos operacionais pagos. Somando as perdas e ganhos o valor apurado, caso positivo, incide em 20% deverão ser pagos na forma de imposto sobre a renda variável. 

Caso o lucro bruto mensal seja negativo, esse montante será considerado “crédito” a ser descontado do próximo mês positivo que o trader venha a ganhar. 

Apesar da pesada alíquota cobrada, ela ainda é menor que o imposto cobrado em outras atividades como pessoa física, por exemplo, que pode chegar a 27% do lucro obtido. 

Quer ser um trader de sucesso? Saiba como a Neo Traders pode te ajudar

A Neo Traders é uma empresa que trabalha com tecnologia e treinamentos, oferecendo serviços de desenvolvimento àqueles que desejam aprender estratégias, gerenciamento de riscos e, inclusive, usando estatísticas avançadas de operações em câmbio (Dólar Futuro e Mini Dólar Futuro).

Dessa maneira, para quem deseja aprender a investir no mercado, pode contar com cursos e estratégias exclusivas, podendo aprender as melhores práticas com profissionais, ferramentas próprias e atendimento personalizado.

Portanto, você poderá contar com a experiência do Leo Nonato, um especulador que é reconhecido no mercado por suas boas práticas no gerenciamento de riscos e estratégias que dão resultados reais. Para se ter uma ideia, Leo Nonato já treinou mais de 3500 alunos e continua preparando milhares de investidores.

Aprenda agora com a Neo Trader as melhores técnicas e conceitos operacionais avançados no câmbio usando quantitative trading. Faça aqui a sua inscrição e torne um trader de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *